Em 2007, tive o prazer de participar da organização do IV EREBIO da regional II (Rio de Janeiro e Espírito Santo), que foi em Seropédica. Lá se discutiu vários dos problemas enfrentados pelos professores de biologia e ciências em sala de aula, mas um me chamou muita atenção: como destravar um aluno que já vem com rejeição às ciências ou ajudar àqueles que vêm com concepções alternativas sobre conceitos científicos que aprenderam com a ´tia`. Eu ainda não tive oportunidade de ser professora efetiva de turmas de ciências, mas imagine que complicado lidar com crianças falando que o Sol é uma bola de fogo, por exemplo?

Mas será que a culpa é só das tias mesmo? Eu já tinha ouvido relatos sobre os currículos de Pedagogia, e sobre a disciplina de ciências no mesmo. Depois que tive uma conversa com a minha tia (ah de verdade ta? ela é irmã da minha mãe), que é estudante do curso de pedagogia da Universidade Católica de Petrópolis, resolvi apurar de leve e bem superficialmente os curriculos dos cursos de Pedagogia universidades públicas e duas particulares com cursos renomados.
Minha pesquisa foi realizada na internet, busquei os currículos, e se possivel a ementa. Achei muitos dados, se alguém quiser olhar disponibilizo essa parte do meu evernote. Na minha análise, puder ver que realmente, as ementas das disciplinas básicas do currículo sobre ciências são de organização curricular, análise de livros didáticos e normalmente apresentados em somente uma disciplina.
Resumindo, o pedagogo formado sai apto para ensinar ciências no primeiro ciclo baseando seu conhecimento de biologia, física e química do seu ensino fundamental e médio... Claro, existem exceções. O curso de Pedagogia da UFRJ possui mais disciplinas no currículo básico, e apresentam também várias optativas que creio eu que devam preparar melhor o profissional. Mas qual seria realmente a melhor solução para esse problema? Currículos de Pedagogia com mais algumas disciplinas ministradas por biólogos, físicos e químicos doutores em Educação ou licenciados nestas áreas atuando no primeiro ciclo? Alguns colégios particulares de educação infantil e primeiro ciclo apostam na segunda opção. Seus resultados? Crianças muito mais interessadas em ciências e com boas notas. Mais uma para pensar...