Estou dando aulas particulares para um aluno de terceiro ano. Interessante como as coisas são, o rapaz é bom em biologia, no entanto, está próximo de ficar de prova final. Sem querer discutir os méritos de uma professora que consegue essa proeza, estou aqui hoje para refletir: é pecado dizer que não sabe?
Veja bem, existe uma diferença absurda entre simplesmente não dominar o assunto (não é sobre isso que estou falando) e dominar o assunto mas esquecer de alguns detalhes dele. Tenho alguns colegas que quando se veem nessa situação simplesmente embromam (tem uns que são realmente bons nisso) e já ouvi falar de pessoas que inventam. Bom, eu simplesmente não consigo seguir nenhuma dessas linhas; eu falo que não lembro.... e qual a reação que voce acha que o aluno tem? Como esse aluno da aula particular, a reação é supresa e estranhamento. De repente seria interessante embromar? Bom, dando continuidade a minha aula pergunto ao aluno o que ele acha. Demorando um pouco para se recuperar, ele dá pistas que são mais do que suficientes para qualquer esquecido lembrar do detalhe questionado. Pronto, Obtemos a reposta da dúvida do aluno sem embromation, o aluno fica feliz porque me ajudou a lembrar e se sente mais próximo de mim, porque ele também não consegue simplesmente lembrar de tudo.
Ah mas isso é um caso isolado!! - Vocês diriam.. Pode ser, mas nos faz pensar não faz? Será que o aluno quer mesmo que a gente entre na sala de aula como donos da verdade? Será que eles não querem nos ver como seres humanos de vez em quando?



* Essas expressões embromar, embromation, se referem a quando uma pessoa que não se inglês tenta falar e não necessariamente consegue dizer o que quer dizer ou o que a pessoa quer ouvir, por isso me apropriei deste termo aqui.