Estou dando aulas de reposição para uma turma de pré-vestibular. Confesso, minha ferramenta favorita é o data show. Não costumo usá-lo como a maioria, gosto de interagir com os alunos, na verdade me sinto um lixo quando eles não me respondem. Ah sim, mas uma coisa muito importante, para mim, aluno participando é aluno que discute entre eles e comigo até descobrir a resposta. Têm professores, que por medo de perder o controle da turma ficam falando o início da palavra para os alunos completarem e falam que isso é participação da turma (bom, tem pouco que deixei de ser aluna e até onde eu me lembro quando isso acontecia eu achava que o professor estava duvidando da minha inteligência).
Bem, na minha aula participativa de reposição (o tema era genética), meus alunos discutiam comigo e entre si um conceito de biologia muito difícil de construir (o que não é difícil de se imaginar, já que a maioria deles precisam de experimentação de ponta para ser demonstrados). Uma aluna realmente não estava conseguindo assimilar e seus colegas resolveram tentar me ajudar. Fiquei feliz até porque seria uma boa maneira de descobrir se eles estavam realmente entendendo o que eu estava dizendo. Quando a aluna estava quase entendendo (porque tinham umas dez pessoas complementando a fala uma da outra) um aluno se levanta, vai até a projeção e aponta a ela o que ela não estava conseguindo entender... Minha alegria nesse momento foi muita, os alunos realmente estavam me vendo como igual, não estavam com medo de se expressar na minha frente apesar de ser a pessoa que estava conduzindo a aula. Para mim, foi alegria, para alguns, isso jamais teria acontecido. Às vezes me pergunto porque tantos colegas de profissão confundem autoridade com autoritário...