Hoje, fui comprar o presente do aniversário do meu namorado e uma outra coisinha para casa que estava fazendo falta. Como iria andando, catei um celular velho que tinha em casa para fazer o descarte (só conheço as lojas da Vivo que fazem esse serviço de recolhimento). Como ia comprar coisas, óbvio, levei minha sacola de pano junto com a minha minúscula bolsa. No caminho encontrei o presente (ele vai ficar muito feliz), conversando com o caixa da loja, uma moça, pedi a ela que só embrulhasse para presente mas que eu não precisava de sacola porque já tinha a minha. Quando ela viu comentou que ela agora também tinha uma sacola e que passou a usar depois que viu que as tartarugas morrem comendo pedaços de plástico que estão no mar. Fiquei muito feliz ao saber que ela conseguiu ser sensibilizada a esse ponto, e saí mais feliz ainda do que somente com o presente.
A segunda loja que eu visitei foi a Casa & Vídeo, por acaso o que eu queria comprar estava na promoção e pude então levar duas unidades. Na fila do caixa, óbvio, só dois estavam atendendo. Depois de dez minutos, finalmente atendida, digo para a mulher que me atende que não quero a sacola e acreditem, ela falou que eu não podia sair da loja sem UMA SACOLA PLÁSTICA! Apesar de eu ter dito que iria sair com a nota fiscal na mão. Mas o melhor realmente vem agora, depois de dizer que não queria e nada iria me obrigar a mulher vira e diz: - Qual o problema? Quando você chegar alí fora joga a sacola no lixo!! Respondi: - Mas é justamente isso que eu quero evitar!! (Indignada) Ela me olhou com cara de indiferente e colocou o que eu comprei na sacola. Saindo da loja devolvi a sacola para o segurança e pedi para devolver ao caixa que me atendeu... A falta de ações sustentáveis dessa rede de lojas e o despreparo de seus funcionários realmente me surpreendeu, me fez acreditar que moro no país do absurdo ainda mais (bom, apesar que enquanto escrevo isso, estou escutando tiros no morro do Formiga aqui do lado, quer absurdo maior do que o crime organizado e PM corrupta?). Bom, fico por aqui...